Nossa Origem: «Grigno»

ERASMO SPERANDIO

«Origens Históricas e Descendentes»

Pouso Redondo – Outubro de 2004

«Grigno: Origem da Família Sperandio»

Ir. Joaquim SPERANDIO

ORAGO: SAN GIACOMO

Grigno é uma comuna italiana da região do Trentino-Alto Ádige, província de Trento, com cerca de 2.340 habitantes. Estende-se por uma área de 46 km2, tendo uma densidade populacional de 51 hab/km2.

Faz fronteira com Castello Tesino, Cinte Tesino, Ospedaletto, Arsiè (BL), Asiago (VI), Cismon del Grappa (VI), Enego (VI).

Grigno é uma pequena cidade situada na margem esquerda do Ribeirão Grigno, na região de Valsugana, no atual estado de Trento, Itália. Os primeiros vestígios da passagem humana por aquelas terras remontam a 12 000 anos, quando caçadores e pescadores se refugiavam na “Grotta di Ernesto”. A cidade está sobre terras de aluvião, trazidas por seguidas enchentes do Brenta, aos pés das paredes rochosas do “Sasso Rosso”. Foi repetidamente devastada por enchentes (1564, 1665, 1748, 1882). Por ser região de passagem entre a atual Itália e Áustria, em muitas oportunidades a cidade foi invadida ou saqueada em tempos idos ou bombardeada por inimigos nas duas guerras mundiais.

A crise econômica do século passado, agravada pela enchente de 1882, provocou forte onda de emigrações para a América, especialmente para o Brasil. Em 1876, emigraram ao Brasil mais de 200 pessoas, seguindo-se números semelhantes nos anos seguintes. Em 1975, Grigno contava com 2602 habitantes espalhados em seus 46,41 quilômetros quadrados.

Por tradição, Grigno é centro agrícola, destacando-se as parreiras, a criação de gado e do bicho da ceda (até os anos 40).

São destaques da cidade a Estrada Imperial (centro), a Igreja de San Giacomo, o Castelo de Grigno, a Prefeitura Municipal e a Igreja Santo Udalrico (sécuilo XI). A paisagem de Grigno é muito bonita, com montanhas e desfiladeiros altíssimos terminando na planície onde se encontra a cidade.

Em pesquisa realizada em diversos livros, encontramos diferentes famílias de SPERANDIO vindas para pontos diferentes do Brasil. A família que se localizou em Nova Trento, veio de Grigno, enquanto as outras, vieram de outros lugarejos da Itália. Eis o que encontramos:

Arcangelo Sperandio veio de Primiero, norte da Itália, para a Colônia Novo Tyrol no Paraná. Nas gerações seguintes, espalharam-se por Curitiba (municípios vizinhos), Cascavel, Ponta Grossa, Norte do Paraná, São Paulo e Oeste de Santa Catarina.

Costantino Sperandio, Giacomo Sperandio, Carlo Sperandio, Domenico Sperandio Paolo Sperandio vieram de Caoria/transacqua, enquanto Ernesto Sperandio e Angela Sperandio de origem desconhecida, todos estabelecendo-se em Santa Leopoldina, no Espírito Santo. Cesare Sperandio, Egidio Sperandio Ambrogio Fortunato Sperandio e Giovani Sperandio, todos de Caoria, estabeleceram-se em Santa Teresa, também no Espírito Santo.

Beniamino Sperandio, Prospero Sperandio e Albino Sperandio, todos de Grigno, estabeleceram residência na Linha Alto Braço, em Nova Trento – SC. Erasmo Sperandio, de Grigno, fixou residência em Morro da Onça em Nova Trento. Tomasi Sperandio, do Tirol, Morou em Linha São João, Nova Trento.
Infelizmente não conseguimos nenhuma informação a respeito de famílias Sperandio que residem no Rio Grande do Sul. Uma das hipóteses mais prováveis é que teriam migrado do Paraná ou mesmo do Espírito Santo devido a crises acontecidas nas colônias daqueles estados.

  • Região: Trentino-Alto Ádige
  • Província: Trento
  • Coordenadas: 46° 01′ N 11° 38′ E
  • Área: 46 km²
  • População: 2.340 hab.
  • Densidade: 51 hab./km²
  • C. limítrofes: Castello Tesino, Cinte Tesino, Ospedaletto, Arsiè (BL), Asiago (VI), Cismon del Grappa (VI), Enego (VI)