Nossa Origem: «Introdução»
ERASMO SPERANDIO
«Origens Históricas e Descendentes»
Pouso Redondo – Outubro de 2004
Introdução
Ir. Joaquim SPERANDIO
Todo adolescente tem muitos sonhos. Alguns deles se realizam logo. Outros, acontecem mais tarde. Muitos nunca se tornam realidade.
Quando adolescente, um dia eu sonhei escrever a história da minha família. Um romance, quem sabe, contando tudo o que aconteceu ao longo dos anos com meus pais e manos. Cheguei a recolher algumas informações por meio de cartas e depoimentos. O sonho ficou nisso.
Mais tarde, o sonho voltou com algumas transformações. Já não seria a história, que poderia interessar a pouca gente, mas uma listagem de todos os descendentes diretos de Erasmo Sperandio e Carlos Franzói, meus avós. Pus-me a pesquisar e a recolher dados. Visitei parentes, li livros, escrevi cartas, mandei recados, fiz centenas de telefonemas. Foram muitas horas de trabalho. Finalmente o sonho tornou-se realidade.
O trabalho é simples: Pequeno elenco das causas da emigração da Itália para outros países do mundo no final dos anos 1800 que nos ajuda a compreender os motivos que trouxe essa gente para país tão distante como o Brasil. A título de ilustração, mapas e fotos tiradas do livro “Il bel Trentino I” e outras, tiradas de próprio punho, quando de minha visita àqueles lugares aparecem antes dos capítulos correspondentes.
Em três blocos diferentes aparece a nominata de todos os descendentes diretos de: 1- Erasmo Sperandio e Albina Dallagnelo Sperandio; 2- Carlos Franzói e suas duas esposas: Clotilde Dalri Franzói e Angelina Batisti Franzói; 3- Os filhos de Albino Sperandio e Emília Franzói Sperandio, meus pais, nascidos até 31 de dezembro de 1997.
Todas as informações e curiosidades úteis colhidas ao longo da pesquisa, foram colocadas na forma de notas de rodapé.
Devo esclarecer que, apesar dos esforços para apresentar uma pesquisa científica, certamente muitos dos nomes aparecem incorretos, se comparados com documentos oficiais. Muitos deles foram conseguidos por telefone ou mesmo por informações de parentes e conhecidos que nem sempre tiveram o cuidado de checar as informações e, portanto, são passíveis de incorreções. Mesmo assim, acredito que o trabalho tem um bom valor histórico.
Devo confessar que elaborar esta listagem de nomes deu-me muito trabalho, mas também, muito prazer. Poder conversar com centenas de parentes, muitos deles completamente desconhecidos, e assim iniciar ou estreitar laços de amizade, sempre é muito gratificante. A todos os que colaboraram e tornaram este trabalho possível, Deus lhes pague.
Em outubro de 2004, por ocasião da II festa dos Sperandios em Rio do Sul, veio a idéia de lançar uma “apostila de consumo interno”, somente com os nomes dos descendentes diretos de Erasmo Sperandio e algumas correções possíveis. É este material que está sendo apresentado agora.
Ir. Joaquim Sperandio