ANIMAIS, ÍCONES DO REINO
Dimitru Staniloae
Esta pode ser a razão pela qual os animais são tão importantes para os seres humanos. Eles são um sinal da restauração da criação.
Quando então temos um ou dois (ou mais!) animais na casa, temos um ícone do Paraíso e do reino de Deus, de modo que também hoje somos cada um de nós chamados para nomear os nossos animais, assim como fez nosso antepassado, Adão, e também somos instados a viver em comunhão com eles, sem medo.
Desta maneira, pode-se dizer que nossos animais de estimação percebem em nós a fragrância, ou, melhor dizendo, o perfume de Adão, antes da queda, em nós.
Parafraseando o Profeta Isaías, quando o ser humano pode conviver em paz com um gato ou um cão, ou até mesmo com um rato, ou indo mais além, como uma serpente, é Deus que nos ajuda a perceber a proximidade do Reino, quando podemos ver em cada um desses momentos de harmonia, o trabalho de recriação do Paraíso, ao menos que por um vislumbre.
Talvez se pensarmos assim, a partir de hoje, possamos a dar um valor mais espiritual a nossa relação para com os animais, mesmo nas tarefas mais comezinhas, como o limpar a caixa de areia do nosso gato doméstico.
